Xavier Tartakower - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Xavier Tartakower

Xavier Tatakower
Savielly Grigorievich Tartakower nasceu em Rostov do Don, em 22 de fevereiro de 1887 e faleceu em Paris no dia 04 de fevereiro de 1956. Foi um Grande Mestre Internacional polonês e francês. Foi um dos mais proeminentes jornalistas sobre enxadrismo nas décadas de 20 e 30.

Aos 10 anos começa a praticar o jogo de Xadrez;

Após a morte de seus pais em um "Pogrom", assassinados, deixa a Rússia com o que restou da família para continuar seus estudos secundários em Genebra (Suíça) e depois em Viena onde completa sua licenciatura em Direito.

SUA JUVENTUDE

Seus brilhantes resultados no xadrez colocam-no entre os dez melhores do mundo nos anos 20, sendo um puro amador de xadrez. De 1930 a 1939 , joga nas Olimpíadas pela Polônia sem falar Polonês!

A 2ª GUERRA MUNDIAL E SUA CARREIRA MILITAR

Serviu na França livre após a mesma ser ocupada pelos nazistas em Londres , sob o nome de tenente Cartier. Foi lançado varias vezes de paraquedas, atrás das linhas inimigas, em missões secretas. Recebeu as maiores comendas do Governo Francês.

O BRILHANTE ENXADRISTA

O Grande Mestre Xavier Tartakover jamais participou dum match para o titulo mundial mais seu extraordinário gênio deixou diversos livros notáveis (na língua inglesa) sendo o mais famosos "O Breviário de Xadrez" que influenciou os enxadristas dos anos 30 à 1950 duma maneira maravilhosa e definitiva.

SUA GRANDE PARTICIPAÇÃO NA TEORIA MODERNA

Deixou a variante imortal do Gambito da Dama, além da abertura Catalã.

Def. Ortodoxa - Variante Tartakower

  1. d4 d5
  2. c4, e6
  3. Nf3 Nf6
  4. Bg5 Be7
  5. Nc3 h6
  6. Bh4 O-O
  7. e3 b3

A ABERTURA CATALÃ

Em 24 de setembro de 1929, Tartakower criou a abertura Catalã. Aproveitou a primeira partida do torneio Internacional da Exposição de Barcelona contra Monticelli, para participar dum curioso concurso, lançado por Francesc Armangoll, que tinha decidido que a Catalunha teria sua abertura!
Tartakower teve êxito ao combinar o lance inicial 1. d4 com o fianqueto do Bispo do Rei e arrebatou o prêmio de 200 dólares.

TARTAKOWER DIVIDE OS ENXADRISTAS:

Tartakower , o mais espirituoso dos escritores de xadrez, dividiu os jogadores em 4 categorias:

  • Jogadores fracos que não sabem que são fracos; são ignorantes - evite-os.
  • Jogadores fracos que sabem que são fracos; são inteligentes - ajude-os.
  • Jogadores fortes que não sabem que são fortes; são modestos - respeite-os.
  • Jogadores fortes que sabem que são fortes; são sábios - siga-os.

BREVE EXPLICAÇÃO DA ABERTURA CATALÃ

  1. d4  Nf6
  2. c4  e6
  3. g3  d5
  4. Bg2

O sistema Catalão é uma mescla de duas escolas antagônicas: de um lado, as movidas 1. d4 e 2. c4 e encontra a linha clássica posição, e um fianchetto de rei, que se inicia com 3. g3, baseia-se nas aberturas praticadas por Richard RétiAaron Nimzowitsch e seus seguidores.

Sua elasticidade permite que se chegue através de distintas linhas de jogo, ou seja a partir da abertura Inglesa (1. c4 e6 2. Nf3 d5 3. g3 Nf6 4. Bg2 Be7 5. d4), desde a abertura Reti (1. Nf3 Nf6 2. g3 d5 3. Bg2 e6 4. O-O Be7 5. d4 O-O 6. c4 ) desde a abertura Benko-Larsen ( 1. g3 d5 2. Bg2 Nf6 3. d4 e6 4. Nf3 Be7 5. O-O O-O 6. c4).

As brancas desenvolvem o bispo do Rei pela casa 2C para dominar o centro e evitar a saída do bispo da dama do adversário, a tempo que ameaçam um rápido P4R, obtendo assim grande vantagem em espaço.

As negras tem dois métodos defensivos: um deles, consistente na aceitação do gambito para sustentar o peão e logo devolvê-lo nas melhores circunstâncias; um outro baseado em um desenvolvimento sólido porém lento confiando em aguentar os ataques adversários.

SUA MORTE NA POBREZA E MISÉRIA

Morreu em Paris, na completa miséria, sobrevivendo seus últimos dias, graças à ajuda dos seus fiéis amigos.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal