Viswanathan Anand - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Viswanathan Anand

Viswanathan Anand, 14 de agosto de 2005
Viswanathan Anand, também conhecido como Vishy Anand, nasceu em 11 de Dezembro de 1969, em Chennai. É um grande mestre de xadrez indiano.

Carreira

A ascensão de Anand no mundo do xadrez indiano foi meteórica. Sucessos de nível nacional cedo apareceram, em 1983, aos catorze anos de idade venceu o campeonato de xadrez indiano (categoria sub-junior) com um registro de 9/9. Tornou-se no indiano mais jovem de todos os tempos a obter o título de International Master com quinze anos, em 1984. Com dezesseis anos tornou-se campeão nacional, título que ganhou mais duas vezes. Por também jogar na velocidade blitz (o tempo para terminar o jogo é muito reduzido, 5 minutos), ganhou a alcunha de “Lightining Kid” (rapaz relâmpago, uma vez que na Índia em vez de se utilizar o termo blitz, utiliza-se o termo
lightining). Em 1987, foi o primeiro indiano a ganhar o Campeonato do mundo de xadrez júnior. Aos dezoito anos tornou-se o primeiro Grandmaster indiano.

Anand, apareceu nos maiores escalões do xadrez no início da década de 1990, ganhando torneios de prestígio como o Reggio Emilla em 1991 (à frente de Garry Kasparov Anatoly Karpov, que estavam em grande forma). Apesar de jogar a tão alto nível não abrandou, continuando a jogar na velocidade blitz.

Entre os seus sucessos mais recentes em torneios contam-se a vitória em Dortmund em 2004, bem como as vitórias em 2003 e 2004 no prestigiado Corus chess tournament (Wijk aan Zee).

Na Índia Viswanathan Anand é visto como uma celebridade, ao nível dos melhores jogadores de críquete.

Anand tem estado no top-cinco do ranking já há uma década, sendo a maior parte desse tempo passado no top-três. Anand tem sido o jogador não russo mais forte desde Bobby Fischer. Como Fischer, também Anand ganhou por três vezes o 'Chess Oscar (literalmente, Oscar do xadrez, um importante prêmio que distingue anualmente um jogador de xadrez encarado como superior aos outros nesse ano), nos anos de 1997, 1998 e 2003.

Campeonatos Mundiais de Xadrez

Viswanathan Anand ganhou o título de campeão mundial de xadrez, após ter batido Veselin Topalov em match realizado em Sófia, na Bulgária em 2010 pelo placar de 6,5 a 5,5, ganhando a última partida de pretas e mantendo o título onde já tinha ganho de Vladimir Kramnik por 4,5-1,5 no match realizado em Outubro de 2008. Viswanathan Anand qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo de Xadrez da PCA (Professional Chess Association) após ter levado de vencida na qualificação Michael Adams e Gata Kamsky. Em 1995, jogou a final contra Kasparov no World Trade Center em Nova Iorque. Após um início marcado por oito empates (um recorde em matches a contar para o campeonato do mundo), Anand venceu o nono jogo, perdendo depois quatro dos cinco jogos seguintes, cifrando-se o resultado do match numa derrota por 10,5–7,5.

Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o campeonato do mundo da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.

Em Outubro de 2003, a FIDE organizou um torneio em Cap d’Agde denominando-o como World Rapid Chess Championship (literalmente, campeonato do mundo de xadrez rápido). Cada jogador dispunha de 25 minutos para concluir o jogo, sendo-lhe concedidos mais dez segundos após cada jogada. Anand venceu esta prova à frente de dez dos doze jogadores de topo, a nível mundial, sendo Kasparov o único a não ter comparecido.

Em Setembro de 2007, num campeonato realizado na cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik.

Defendeu convincentemente o título absoluto no ano seguinte, após ter batido Vladimir Kramnik por 4,5-1,5 no match realizado em Outubro de 2008. Permanecendo assim como campeão mundial de xadrez.

Em 11 de maio de 2010 na cidade de Sófia, Bulgária, Anand venceu novamente o Campeonato Mundial da FIDE, disputando contra o búlgaro Veselin Topalov. O resultado final foi 6,5-5,5 em um match de doze partidas.

Em 2012 Anand venceu o israelense Boris Gelfand no desempate de partidas rápidas e manteve o título de Campeão Mundial de Xadrez.

Em novembro de 2013 perdeu para o GM norueguês Magnus Carlsen o título de campeão mundial ao ser derrotado pelo placar de 6,5 a 3,5. Perdeu, novamente, em novembro de 2014 o match de desforra pelo placar de 6,5 a 4,5.

Bibliografia

  • My Best Games of Chess, por Viswanathan Anand.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal