Vanessa Feliciano - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vanessa Feliciano

Vanessa Feliciano - Jogadora brasileira de Xadrez
Vanessa Feliciano Ebert nasceu na cidade de Rio do Sul em Santa Catarina no dia 1° de junho de 1990. Começou a jogar xadrez aos seis anos de idade, orientada pelo pai, Nilo Feliciano, campeão catarinense de 1985.

Vanessa fez sua estreia em torneios oficiais de xadrez no ano de 1998, aos oito anos, vencendo o Campeonato Catarinense Feminino sub-10 e poucos dias depois conquistou o titulo de Vice-Campeã Brasileira na mesma faixa etária. E não parou mais de vencer, tendo acumulado nas diversas categorias de base 12 títulos estaduais e 5 nacionais, os mais expressivos sendo as suas vitórias no Campeonato Catarinense Juvenil Absoluto, Blumenau, 2006 e no Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino, disputado em Taubaté, no mesmo ano. Na categoria principal do enxadrismo catarinense feminino destaca-se o título de Campeã Estadual de 2001, quando tinha apenas 11 anos de idade, um recorde que dificilmente será superado.

Representou o Brasil em diversos Campeonatos Sul-americanos, Pan-americanos e Mundiais e também na Olimpíada de Xadrez em Dresden, 2008, defendendo o 2º tabuleiro da equipe nacional feminina, Istambul 2012, sendo o 1º tabuleiro.

Participou de nove Campeonatos Brasileiros Femininos de Xadrez, vencendo por duas vezes consecutivas (2009/2010).

Vanessa Feliciano conquistou o título de Mestra Internacional Feminina (WIM) em 2013.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal