Títulos e ranking no xadrez - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Títulos e ranking no xadrez

As negras dão mate às brancas ao efetuar o lance Dg2.
As negras dão mate às brancas ao efetuar o lance Dg2.
Com o objetivo de classificar enxadristas, a FIDE, o ICCF e as federações nacionais utilizam o sistema de rating ELO desenvolvido pelo físico Arpad Elo (Entenda como funciona o cálculo ELO no Xadrez). É um sistema estatístico baseado na hipótese que a performance de cada enxadrista em suas partidas é uma variável randômica. Arpad Elo concebeu então a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros enxadristas em dado torneio. A FIDE adotou o sistema ELO em 1970 e desde então ele vem sendo reconhecido como o método mais acurado e justo que os sistemas que eram utilizados anteriormente. O mais alto rating ELO já alcançado na história do enxadrismo foi o de 2.851 pontos, obtido pelo ex-campeão mundial Garry Kasparov em julho de 1999 e em janeiro de 2000.

Os melhores enxadristas do mundo são agraciados com títulos vitalícios pela FIDE:

  • Grande Mestre (GM) é conferido aos mestres de xadrez de nível internacional. Com exceção do título de Campeão Mundial, o Grande Mestre é o mais alto título que um enxadrista pode alcançar em vida. Para obter este título, o candidato um rating FIDE (ELO) de pelo menos 2.500 pontos e três resultados favoráveis, denominados normas, em torneios envolvendo outros Grandes Mestres, incluindo torneios internacionais. Entretanto, há outras formas de se obter o título, como vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil;
  • Mestre Internacional (MI), as condições são similares ao de GM, porém com um rating menor, sendo este de 2.400 pontos;
  • Mestre FIDE MF) com o rating FIDE mínimo de 2.300 pontos;
  • Candidato a Mestre (CM) com rating FIDE mínimo de 2.200 pontos;
  • Mestre Nacional (MN) é conferido por algumas federações nacionais, como a Confederação Brasileira de Xadrez, a enxadristas com o rating FIDE mínimo de 2.200 pontos.

Todos os títulos podem ser conferidos a homens e mulheres, indistintamente, entretanto, existem títulos específicos, tais como o de Grande Mestra (WGM). O primeiro foi conferido à Nona Gaprindashvili no ano de 1978, sendo que na atualidade há inúmeras enxadristas que obtiveram o mesmo título. As dez melhores enxadristas femininas do mundo detêm tanto o título de Grande Mestra, quanto o título de Grande Mestre (GM).
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal