Cravadura - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Cravadura

Uma Cravadura (Pin) é o motivo tático que ocorre quando você ataca uma peça do adversário e esta não pode se mover pois deixaria exposto o rei ou outra peça ou ainda uma casa importante situados atrás da fila, coluna ou diagonal na qual o ataque aconteceu.

Uma Cravadura é Absoluta quando o rei adversário está atrás da peça atacada e esta não pode executar qualquer movimento legal para fora da linha de ação do ataque. Uma Cravadura é Relativa quando atrás da peça atacada existe uma peça desprotegida ou de maior valor que sua peça atacante ou ainda uma casa de vital importância para o adversário. Nesse caso, a peça cravada pode se mover em qualquer direção mas seu movimento irá acarretar prejuízos ao adversário.
A diferença entre uma Cravadura (motivo tático) e um Espeto (tema tático) está no valor relativo das três peças posicionadas na coluna, fila ou diagonal na qual se dá o ataque, ou seja, sua peça atacante e as duas peças adversárias que estão no meio e atrás. No Espeto, a peça de maior valor está no meio e é OBRIGADA a se mover. Na Cravadura, a peça que está no meio NÂO pode se mover pois a de maior valor está atrás.
Tema tático no xadrez: Cravadura
1... h5?? (ou h4)

2. Dh6#
A dama branca não pode ser tomada pelo peão negro, uma vez que este está cravado contra o rei pelo bispo em "e5". 1-0
Tema tático no xadrez: Cravadura
1. Rc1 Tc5
A dama branca está cravada contra seu rei e não pode se retirar do ataque da torre negra. Não se trata de um espeto pois a peça de maior valor (o rei) está atrás da dama e não na frente dela.

2. Dxc5
O branco obtém alguma compensação

2... Dxc5
mas ao final perde a dama pela torre negra. 
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal