Samuel Reshevsky - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Samuel Reshevsky

Samuel Reshevsky
Samuel Reshevsky nasceu em Ozorków,26 de novembro de 1911 e morreu em Nova Iorque, no dia 4 de Abril de 1992.

Nascido na Polônia, excursionou pela Europa fazendo exibições simultâneas aos oito anos de idade e, aos dez, já jogava ao nível de mestre nacional. Cinquenta anos depois, continua um forte grande mestre.

Reshevsky foi o melhor enxadrista ocidental entre 1945 e 1955 e seu recorde em partidas decisivas teria lhe dado chances contra Botvinnik, caso tivesse conseguido desafiá-lo para o título. Foi seis vezes campeão dos EUA e um constante vencedor de prêmios nos torneios internacionais de 1935 a 1960.

As qualidades especiais de Reshevsky como enxadrista são: resistência competitiva, habilidade tática e capacidade de sobreviver à pressão do tempo. As três qualidades andam juntas. No auge de sua carreira Reshevsky se via em dificuldades com o relógio, e então surpreendia o adversário, mesmo em posições duvidosas.

Reshevsky é também perito mundial jogando com as brancas em aberturas simétricas como a Inglesa, 1. c4 c5, assim como em tirar pequenas vantagens da variante de troca do gambito da Dama (1. d4 d5 2. c4 e6 3. Cc3 Cf6 4. Bg5 Cbd7 5. cxd5) e da Nimzo Índia com 1. d4 Cf6 2. c4 e6 3. Cc3 Bb4 4. e3 c5 5. Ce2. É considerado um grande enxadrista em posições monótonas e sua técnica de desgastar pouco a pouco o adversário com horas de manobras pacientes conquistou adeptos no circuito internacional como Andersson e Hort.

Reshesvisky participou e ganhou vários campeonatos norte-americanos e empatou um match com o grande Bobby Fischer.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal