Richard Réti - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Richard Réti

Richard Réti (1889-1929).
Richard Réti nasceu na Eslováquia no dia 28 de maio de 1889 e morreu em Praga, no dia 6 de junho de 1929. Foi um enxadrista austro-húngaro, mais tarde eslovaco, autor de livros e de problemas de xadrez, e um dos fundadores do Movimento Hipermoderno. Foi o criador da Abertura Réti.

Biografia

Um dos principais jogadores do mundo durante os anos 1910s e 1920s, ele começou sua carreira como um jogador combinativo conforme a escola clássica, favorecendo aberturas como o Gambito do Rei (1.e4 e5 2.f4). Entretanto, depois do fim da Primeira Guerra Mundial, seu estilo de jogo sofreu uma mudança radical, e ele se tornou um dos principais proponentes do hipermodernismo, junto com Aaron Nimzowitsch e outros. De fato, com a exceção do aclamado livro Meu Sistema de Nimzowitsch, ele é considerado o principal contribuídor literário para o movimento. A Abertura Réti (1.Cf3 d5 2.c4) tem este nome em homenagem a ele. Réti ficou famoso ao derrotar o campeão mundial José Raúl Capablanca em Nova Iorque, em 1924, usando esta abertura - a primeira derrota de Capablanca em oito anos, a única para Réti, e a primeira desde que havia se tornado Campeão Mundial. Réti também foi um notável compositor de estudos de finais.

Em 1925 Réti estabeleceu, e manteve por um tempo, o recorde mundial de xadrez às cegas com 29 jogos simultâneos. Ele venceu 21 destes, empatou 6, e perdeu apenas 2.

Seus livros se tornaram "clássicos" no mundo do xadrez. Novas ideias no Xadrez (1922) e Mestres do Tabuleiro (1930) são estudados até hoje.

Réti morreu em 6 de junho de 1929, em Praga, de escarlatina, e foi enterrado em Viena.



Réti compôs um dos mais famosos estudos de xadrez, mostrado neste diagrama. Ele foi publicado no Ostrauer Morgenzeitung em 4 de dezembro de 1921. Parece impossível que o Rei Branco capture o peão Preto avançado, enquanto que o peão Branco pode ser facilmente parado pelo Rei Preto. A ideia da solução é mover o Rei para avançar nos dois peões ao mesmo tempo, usando propriedades específicas da geometria do xadrez.

1. Rg7! h4
2. Rf6 Rb6 (ou 2. ... h3 3. Re7 e o Rei Branco pode apoiar seu próprio peão)
3. Re5!! (e agora o Rei Branco chega a tempo ao peão branco, ou captura o preto)
3. ... h3
4. Rd6 e empata.

Partidas Notáveis

  • Richard Réti vs Akiba Rubinstein, Karlsbad 1923, King's Indian Attack: General (A11), 1-0 Uma partida modelo do sistema Réti.
  • Richard Réti vs José Raúl Capablanca, Nova Iorque 1924, English Opening: Anglo-Indian Defense. King's Indian Formation (A15), 1-0 A vitória famosa sobre Capablanca.

Publicações

  • Modern Ideas In Chess (1922)
  • Masters Of The Chess Board (1930)
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal