Louis de la Bourdonnais - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Louis de la Bourdonnais

Louis de la Bourdonnais
Louis-Charles Mahé de La Bourdonnais nasceu no ano de 1797 na ilha de Bourbon na França e faleceu no dia 13 de dezembro de 1840, em Londres - Inglaterra. Foi um mestre francês de xadrez e o melhor enxadrista do início do século XIX. Devido às suas extraordinárias combinações, ele é considerado o melhor enxadrista francês desde Philidor.

La Bourdonnais é considerado o campeão mundial de xadrez não-oficial (não existia um campeonato mundial de xadrez naquela época) de 1821 até sua morte, em 1840. A mais famosa série de partidas, de fato considerada como o campeonato mundial, foi disputada contra Alexander McDonnell no ano de 1834. Além disso, fundou a revista Le Palamède, primeiro periódico do mundo dedicado ao xadrez.

La Bourdonnais conheceu o xadrez em 18126 no colégio, mas passou a se dedicar mais seriamente somente a partir de 1818, ano em que começou a frequentar o Café de la Régence, centro da cena enxadrística parisiense. Lá, tornou-se aluno de Jacques François Mouret, e dois anos depois já figurava como um dos jogadores mais fortes do Café. Saint-Amant conta que La Bourdonnais chegou ao Café "sem saber o lugar onde ficava o rei, sem conhecer o movimento dos peões, e, três anos mais tarde, havia batido os melhores jogadores, não poupando nem os veteranos que haviam jogado com Philidor."

La Bourdonnais podia ser visto jogando xadrez no Café de la Régence praticamente todos os dias, do meio-dia até a meia-noite, sempre disposto a enfrentar quem apostasse uma pequena quantia. Seu talento chamou a atenção de Alexandre Deschapelles, considerado então o jogador mais forte do mundo, que o tomou como pupilo.

Enquanto isso, La Bourdonnais continuava sua ascensão no xadrez europeu. Em 1821, venceu convincentemente um match triangular em Paris que incluía, além de Deschapelles, o forte jogador inglês John Cochrane. Neste triangular, Deschapelles dera vantagem de um peão e dois lances aos adversários – condição sempre imposta a quem quer que lhe enfrentasse. Após o match, porém, não estando disposto a medir forças contra La Bourdonnais em condições iguais, renunciou em favor do discípulo seu posto de primeiro nas filas do xadrez.

Em 1824, La Bourdonnais fez uma excursão a Londres onde bateu facilmente a oposição oferecida pelos jogadores ingleses e, quando retornou à França, foi aclamado como o maior jogador da Europa.

Em 1833, La Bourdonnais publicou seu Nouveau Traité du Jeu des Échecs (Novo Tratado do Jogo de Xadrez), que contém aberturas com lances comentados e estudos de final.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal