Livros sobre xadrez - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Livros sobre xadrez

Capa do livroLivro - Autor - Comentário

Meus Grandes predecessores
Garry Kasparov

Os cinco volumes da mais importante obra da literatura enxadrística mundial dos últimos tempos traduzidas para o português pelo GM Giovanni Vescovi.

A magnífica compilação de Garry Kasparov não tem análogas na literatura do xadrez: o décimo terceiro campeão mundial reflete sobre os destinos e genialidade de seus doze predecessores e de seus adversários, e sobre a luta pelo título mundial nos últimos cento e cinqüenta anos.

Partidas famosas são submetidas a microscópicas análises por poderosos programas de computador, o autor altera muitas das avaliações anteriores e, em essência, reescreve o desenvolvimento do xadrez no século XX.

Meu sistema
Aaron Nimzovitsch

O livro Meu Sistema é considerado por muitos como o mais importante da literatura enxadrística. Escrito em 1925 e somente agora traduzido para o português, esse livro vem acompanhando gerações de jogadores ao redor do mundo. Seu autor, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886-Copenhagem 1935), um dos mais proeminentes jogadores de sua época, é considerado o pai da Escola Hipermoderna do xadrez. Essa escola revolucionou a abordagem teórica do jogo e é a base do desenvolvimento do xadrez nos últimos 95 anos. Muitos jogadores de elite, como por exemplo o ex-Campeão Mundial Tigran Petrosian, tiveram no estudo de Meu Sistema a fonte do desenvolvimento de suas carreiras esportivas.

A prática do meu sistema
Aaron Nimzovitsch

Com o livro 'A Prática do Meu Sistema', escrito em 1929 e somente agora traduzido para o português, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886 - Copenhagen 1935) apresenta a aplicação prática dos conceitos desenvolvidos em 'Meu Sistema', através da análise minuciosa de 109 partidas das quais ele próprio foi um dos protagonistas. O estudo do presente livro consolida de maneira prática os fundamentos da Escola Hipermoderna de Xadrez. Em 1925, com o livro 'Meu Sistema', Nimzovitsch revolucionou a compreensão estratégica do jogo de xadrez, abrindo novos caminhos para o seu desenvolvimento teórico e criando a Escola Hipermoderna, cujos novos conceitos teóricos e abordagem prática do jogo repercutem até os nossos dias.

Treinamento Completo de Xadrez
Autor: Richard Palliser

Todos os jogadores de xadrez concordam: manter os “músculos táticos” em forma é fundamental para quem busca se aprimorar neste jogo! E uma das melhores, mais fáceis e agradáveis formas de atingir esse objetivo é a resolução de táticos.

Em treinamento completo de xadrez, Richard palliser apresenta ao leitor 1.200 enigmas que podem desafiar desde os jogadores iniciantes até os mais experientes, incluindo tanto exercícios clássicos como exercícios inéditos, abordando todos os temas táticos importantes.

Peões Mágicos
MI Herman Claudius van Riemsdijk e Willem Diederik Hajenius.

Nesse instrutivo livro para jogadores de torneios, o mestre internacional Herman Claudius van Riemsdijk e Willem Hajenius fornecem aos leitores todos os conhecimentos necessários para os finais de peões no jogo de xadrez.

Inicialmente publicado em holandês (Veldjes Tellen – 1994) e traduzido para o idioma inglês (The Final Countdown – 1997), agora os leitores da língua portuguesa terão acesso surpreendente e fascinante método para enfrentar essa fase muito enganosa da partida.

O livro explica os princípios fundamentais dos finais de peões. Inclui dezenas de exemplos práticos para que os leitores possam avaliar o seu aprendizado e conselhos muito úteis na prática do jogo.

O grande mestre Paul van der Sterren, na revista New in Chess , afirmou: “Esse método é adequado a enxadristas de qualquer nível. Após estudá-lo você não precisará de nenhum outro livro sobre o assunto”.

Defesa Siciliana
John Emms

Livro ideal para aqueles que desejam entender as regras básicas da Defesa Siciliana!

A Defesa Siciliana é uma das aberturas mais famosas em toda a história do xadrez e, certamente, a mais popular. Com ela, desde os movimentos iniciais, as pretas reivindicam sua participação no centro do tabuleiro e constroem uma estrutura assimétrica de peões. O ponto mais atraente dessa estratégia é permitir que as pretas desequilibrem a posição e joguem para vencer, sem correr riscos desnecessários.

Neste livro, o Grande Mestre John Emms enfoca conceitos básicos, estudando os princípios fundamentais da Defesa Siciliana, ajudando o leitor a encontrar com facilidade opção que melhor se adapta ao seu estilo de jogo.

Destaques da edição:
• Linguagem clara e acessível que facilita a absorção de ideias pelo leitor
• Ênfase nos princípios básicos da Defesa Siciliana
• Ideal para o jogador em fase de desenvolvimento

Xadrez para Iniciantes
TED NOTTINGHAM

Neste livro você vai aprender, passo a passo, a movimentar cada peça, usar táticas como garfos, cravadas e ataques descobertos para capturar as peças do adversário, prever a estratégia do seu oponente para planejar um ataque defesa ou contra - ataque com novo plano, e a estar sempre atento para todas as posições de xeque - mate.

Xadrez: Nocautes Fulminantes
Julian Hodgson - Revisado por Selmo Bastos

Com seus comentários fáceis de entender sobre cada movimento do Xadrez, explica aos jogadores menos experientes como liquidar seus oponentes logo nos primeiros movimentos do jogo. Ao preparar as engenhosas armadilhas apresentadas aqui, o leitor terá a oportunidade - e a satisfação! - de conseguir nocautes enxadrísticos na metade do tempo contra seus parceiros e rivais.

Xadrez Táticas e Estratégicas dos Campeões
AL LAWRENCE, BOB WADE, TED NOTTINGHAM

Aprenda todas as brilhantes táticas e técnicas inteligentes de que você precisa para ser um campeão, tais como: dominar as estratégias inventadas por campeões mundiais como Gary Kasparov.

Xadrez para Crianças
PABLO C. GIRONA, OSCAR B. POLLAN, CESAR C. COMBA, ET AL.

Acompanhe o simpático peão Pedro nesta aventura pelo mundo do xadrez! Cruzadinha, sopa de letrinhas, tabuleiros para colorir, desenhos para recortar e montar, perguntas e respostas que orientam o jogo e muitas outras situações divertidas que despertarão o interesse e a curiosidade das crianças pelo jogo de xadrez.

Lições Elementares de Xadrez
J.R. Capablanca

Estas lições de xadrez oferecem aos enxadristas do mundo todo a oportunidade de gozar da difícil simplicidade com que o genial José Raúl Capablanca descobria os segredos do xadrez e assinalaria a todos, iniciados e mestres, o verdadeiro meio de alcançar o progresso prático em tão difícil atividade humana.

O Xadrez dos Grandes Mestres
ANTONIO LOPES MANZANO, JOSE MONDERO GONZALEZ

400 conselhos para melhorar seu nível enxadrístico. Cada capítulo contém um conjunto de finais, com posições instrutivas, inclusive para jogadores experientes, e uma série de exercícios com os quais o leitor, qualquer que seja seu nível enxadrístico, poderá exercitar suas habilidades técnicas enquanto se diverte.

Fundamentos do Xadrez: Aberturas
L. PACHMAN

Neste livro, o autor, conhecido jogador em todo o mundo e mestre internacional de Xadrez, mais do que inventariar aberturas, preocupa-se em esclarecer o leitor sobre o importante significado que as mesmas desempenham no conjunto do jogo. Por outro lado, analisa uma série de aberturas evoluindo das mais simples para as mais complexas e incidindo sobretudo naquelas que hoje são consideradas mais importantes.

O ABC das Aberturas de Xadrez
DARCY LIMA, JULIO LAPERTOSA

Dicas básicas para que o leitor se posicione melhor no tabuleiro desde o início do jogo são dadas pelo Grande Mestre Internacional Darcy Lima e pelo Instrutor e Treinador Júlio Lapertosa Viana, que conduzem o leitor de maneira simples e eficiente ao mundo mágico das aberturas de xadrez.

Como Pensar em Xadrez
JAN PRZEWOZNIK, MAREK SOSZYNSKI

Como Pensar em Xadrez demonstra por meios práticos como organizar a mente para vencer. Aprenda a reavaliar sua maneira de pensar durante o jogo e a estruturar seus pensamentos por meio da prática. Você disporá de exercícios para aperfeiçoar suas técnicas de pensar e verá de que forma se utilizar de elementos da psicologia esportiva para a sua preparação.

Kasparov x Karpov
GARRY KASPAROV, EFIM GELLER, ANATOLY LEIN, ET AL.

Kasparov x Karpov trata do grande combate travado entre os dois grandes nomes do xadrez mundial em 1990. Kasparov lutando para demonstrar uma superioridade definitiva sobre Karpov, que por sua vez quer obter o título perdido cinco anos antes. Definitivamente uma luta e tanto.Absolutamente imperdível.

Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Teoria Geral - Vol. 1
PAULO GIUSTI

Voltado para o público que conhece as regras básicas de xadrez e quer aprofundar-se nas artes desse jogo, este é o volume um de uma coleção que aborda fatores básicos do jogo de xadrez.

Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Abertura e Meio-Jogo - Vol. 2
PAULO GIUSTI

Este volume trata da abertura e do meio-jogo. Serão apresentadas várias aberturas incomuns. E em relação ao meio-jogo, saberemos mais sobre a estrutura de peões, a transição do meio-jogo pro final, estilos táticos e estratégicos, rupturas, entre vários outros fatores relacionados ao tema específico deste livro, e complementando os outros dois volumes.

Xadrez: Tratado Geral em Três Volumes: Finais - Vol. 3
PAULO GIUSTI

Este volume trata da finalização do jogo. Serão estudados e apresentados vários exemplos de finais, completando assim a seqüência dos outros dois livros, que versam sobre as fases anteriores da partida, noções gerais sobre movimentos, táticas e estratégias, aberturas, meio-jogo e finais.

Ataque e Contra-Ataque no Xadrez
FRED REINFELD

Este livro descreve a tática e a estratégia do planejamento de um jogo de xadrez, primeiro quanto ao ponto de vista das brancas e depois segundo o das pretas. Nele se encontra excelente mistura de preceito e exemplo.

Xadrez Vitorioso: Estratégias
YASSER SEIRAWAN, JEREMY SILMAN

Liquide rapidamente o adversário, usando audaciosos movimentos de abertura Formule uma estratégia geral de jogo antes do meio-jogo Analise a intenção do adversário em cada movimento Posicione-se para um final vitorioso Em todo o livro, as posições de jogo são apresentadas em diagramas. Encontram-se descritas também as melhores estratégias da história do xadrez - aprenda com elas, movimento por movimento!

Xadrez Vitorioso: Combinações
YASSER SEIRAWAN

Em Xadrez Vitorioso: Combinações, o grande mestre internacional Yasser Seirawan apresenta ao leitor belas estratégias ? como sacrificar uma Dama, a peça mais forte do tabuleiro, a fim de aplicar o xeque-mate com um mero peão ? e convida o leitor a analisar as vantagens de posições específicas que fazem com que uma combinação seja bem-sucedida.

Xadrez Vitorioso: Finais
YASSER SEIRAWAN

Em Xadrez Vitorioso: Finais, o grande mestre Yasser Seirawan apresenta ao leitor uma introdução ao que é preciso saber para vencer finais de xadrez. Com estilo divertido e fácil de entender, o livro é enriquecido com histórias e conselhos profissionais que ajudarão o leitor a desenvolver um domínio sólido de princípios comprovados que poderão ser aplicados com segurança sempre que uma partida chegar ao final.

101 Aberturas Surpresa no Xadrez
GRAHAM BURGESS

Este livro é um baú de tesouros de ideias incomuns em um estágio inicial da abertura, cada uma com uma fundação lógica sólida, ainda assim, indo na contramão das jogadas convencionais. Cada ideia tem um potencial de golpe rápido, e tem o apoio de análises concretas possibilitando a execução rápida com confiança.

Dominando as Aberturas de Xadrez
JOHN WATSON

Para muitos jogadores de xadrez, o estudo da abertura é um trabalho muito pesado. É difícil saber o que é e não é importante e quando o conhecimento específico é vital ou uma compreensão mais geral é suficiente. Com uma frequência trágica, assim que a abertura acaba, o jogador não sabe qual plano seguir ou mesmo compreende por que suas peças estão na casas nas quais estão. John Watson procura ajudar os jogadores de xadrez a conseguirem uma visão mais geral e criteriosa das aberturas.

Xadrez
Octavio Trompowsky

Octavio Trompowsky comenta 106 de suas melhores partidas com muito humor e originalidade. Um clássico da literatura enxadrística nacional.

Jogo de Posição
Erich Eliskases

Em 1943 o Grande Mestre austríaco/argentino Erich Eliskases, na época radicado no Rio de Janeiro, publicou em português este interessante tratado onde estuda, em detalhe, todos os aspectos do jogo posicional. Inclui, ao final, capitulo com partidas brasileiras.

Repertorio de Aberturas
Walter Cruz

Walter Cruz expõe os fundamentos da Teoria das Aberturas e depois inicia o estabelecimento de um repertorio para o condutor das brancas com um estudo conceitual da Variante Fechada da Siciliana (1.e4, c5 2.Cc3). Uma obra de grande valor didático.

Xadrez Básico
Orfeu G. d'Agostini

Dr. Orfeu Gilberto D’Agostini é Mestre Nacional em Xadrez e escreveu este livro no intuito de condensar todas as noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de xadrez, abrangendo desde as noções preliminares até o estudo de temas do xadrez superior, tratando o jogo como uma ciência, onde há necessidade de uma metodologia para o total aprendizado.

Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que, em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição no chamado Jogo dos Reis.

Esta obra foi extremamente elogiada pela Federação Paulista de Xadrez e pela Confederação Brasileira de Xadrez, entidade máxima do xadrez nacional, sendo considerada de inestimável valor didático e de fácil entendimento.

´Xadrez Básico´ é literatura obrigatória para todos os amantes do Jogo dos Reis, sejam eles amadores ou profissionais, principiantes ou experientes, moradores dos grandes centros ou de pequenas localidades.

Xadrez para Principiantes
JOSEF DOUBEK

Obra ideal para os iniciantes: ensina o movimento das peças com o auxílio de ilustrações, além de exercitar a capacidade de prever soluções.

Peões na Sétima
Ronald Câmara

O engenho e a arte do bicampeão nacional Ronald Câmara já estão evidenciados neste seu primeiro livro de crônicas escolhidas, notável pela elevada qualidade literária e pelo esmerado trabalho analítico desenvolvido no comentário das partidas. Um livro que se tem prazer em ler e reler.

Manual de Xadrez
Luiz Cabrerizo

Noções elementares, estratégia, tática, aberturas, finais, partidas, problemas, curiosidades: de tudo um pouco neste, em sua época, popularíssimo manual de xadrez, que atingiu 7 edições, sempre atualizadas e ampliadas, desde seu lançamento em 1938.

Teoria e Pratica do Gambito Budapeste
Fernando Vasconcellos

Um amplo e metódico estudo das intrincadas linhas de jogo que compõem a teoria do Gambito Budapeste. Na parte pratica o autor comenta 63 partidas, as quais ilustram os princípios, ideias e estratagemas que regem esta abertura.

Partidas de Xadrez
Marcio de Freitas

Reminiscências de um campeão nacional e a analise de 96 de suas melhores partidas contam a historia do xadrez paulista e brasileiro no período em que Marcio Elisio de Freitas exercia sua liderança como jogador e dirigente.

Iniciação ao Xadrez
Flavio de Carvalho Jr.

Utilizando um ensino graduado, com detalhadas explicações e numerosos exercícios, Flavio de Carvalho Junior, ex-campeão brasileiro, transmite ao iniciante desde princípios elementares ate' técnicas mais avançadas. Esses conceitos são consolidados pela analise de 35 partidas celebres.

Fundamentos de Tática
Alexandru Segal

O autor Alexandru Segal inicialmente classifica as combinações em 10 categorias. Em seguida, apresenta uma serie de exemplos práticos, para que o leitor, tendo se familiarizado com as respectivas ideias básicas, possa desenvolver, por si próprio, a combinação adequada a cada posição.

Mequinho - o Perfil de um Gênio
Rubens Filguth

O autor Rubens Filguth utiliza depoimentos de pessoas que conviveram com Mecking durante diversas fases de sua vida para desenhar o perfil do ser humano. Na segunda parte desta original obra, 90 partidas selecionadas evidenciam a elevada qualidade de jogo do primeiro grande mestre brasileiro.

Manual de Xadrez
Idel Becker

O Manual de Xadrez de Idel Becker é dirigido a todos que desejam iniciar-se na Arte de Caissa e também a jogadores de alguma experiência que queiram aperfeiçoar seu conhecimento e dispor de uma fonte de consulta sobre o xadrez em geral.

Fortaleza 1989 56°CB
Isabel Sampaio

Todas as partidas jogadas no 56° Campeonato Brasileiro, Fortaleza, 1989, com informações, biografias e fotos dos participantes. A melhor partida de cada rodada vem com comentários de A.Segal, James Mann e Dirk Dagobert. Destaque para a sensacional performance de Gilberto Milos (10 em 11).

K x K Perestroika no Tabuleiro
H. Carvalho, R. Filguth

Nesta obra de Herbert Carvalho e Rubens Filguth, o leitor terá oportunidade de conhecer todos os lances da acirrada luta entre Anatoly Karpov e Garry Kasparov pela conquista do título mundial de xadrez. Um registro completo e detalhado desta intensa batalha psicológica e política.

Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez (v.1)
Waldemar Costa

Um extraordinário trabalho de pesquisa. Tudo sobre os Campeonatos Brasileiros de Xadrez de 1927 a 1958. Indispensável para os que desejam conhecer a fundo a historia do xadrez brasileiro.

Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez (v.2)
Waldemar Costa

Seqüência da historia dos Campeonatos Brasileiros de Xadrez, cobrindo o período de 1959 a 1993. Competente jornalista, forte enxadrista e grande pesquisador, o carioca Waldemar Costa produziu este excelente livro em um estilo fluente e agradável.

No Mundo dos Trebelhos
Ronald Câmara

Em um dos melhores livros sobre xadrez já publicados no Brasil, Ronald Câmara aborda interessantes e variados temas, eletrizantes partidas magistrais e figuras exponenciais do top-board mundial.

Diagonais Crônicas de Xadrez
Helder Câmara

Em Diagonais, o MI Helder Câmara selecionou 70 de suas melhores crônicas, nas quais comenta e analisa, com muita inteligência e perspicácia, os dramas, as tragédias e as comedias que se desenvolvem sobre o tabuleiro nas partidas do xadrez moderno.

The Final Countdown
H.C.v.Riemsdijk, W.Hajenius

Neste importante livro (edição em inglês), os autores Herman Claudius van Riemsdijk  e W. Hajenius ensinam como conduzir os finais de reis e peões, utilizando o método das casas conjugadas. "If you study this book you have no more need of other books on pawn endings" - GM Paul van der Sterren, New in Chess 08/1997.

O Xadrez Magistral de Garry Kasparov
David Sokolik

1400 partidas de Garry Kasparov! Varias delas comentadas. Toda a carreira do Campeão Mundial, incluindo os quadros de torneios. Os próprios jogadores brasileiros comentam suas partidas contra Kasparov. Diversos índices e anexos fazem da segunda edição uma obra completa.

Xeque e Mate
Gilberto Milos, Davy D'Israel

Um livro cujo objetivo e' ensinar a jogar xadrez partindo do zero. Introduz os conceitos mais importantes do jogo de uma maneira didática, utilizando muitos diagramas e exercícios. Ao final, inclui diversas informações úteis para os novos aficionados.

Essências da Estratégia Superior
Antonio Rocha Paulo Oliveira

Com base na ideia de que o conhecimento dos diversos temas estratégicos faz a diferença entre o mero aficionado e o verdadeiro jogador de xadrez, os autores apresentam e desenvolvem 26 destes temas, enriquecidos com diversas partidas ilustrativas. Uma obra original e de grande valor.

Combinações
Darcy Lima, Julio Lapertosa

"Xadrez é 99% tática". Esta frase, atribuída a Richard Teichmann, mantem sua atualidade. Para se familiarizar com os diversos temas táticos o estudante deve resolver um grande numero de exemplos. Este é o objetivo deste livro, que inclui 397 combinações divididas por temas e níveis de dificuldade.

Xadrez para Crianças
Regina Ribeiro Fernanda Loth
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal