John Nunn - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

John Nunn

John Nunn
Nome: John Denis Martin Nunn.

Nascimento: (1955 - ).

Origem: jogador britânico.

Títulos: campeão juvenil europeu (1974-5), grande mestre internacional (1978), campeão inglês (1980).

Um pouco de sua história: entrou na Universidade de Oxford com 15 anos de idade, graduando-se em 1973 (aos 18 anos!). Fez seu doutorado em 1978 e permaneceu em Oxford lecionando matemática até 1981, quando se tornou enxadrista profissional.

Nunn obteve excelentes atuações em torneios internacionais e desde de 1976 integra a equipe olímpica inglesa, ganhando a medalha de ouro como melhor segundo tabuleiro (10 pontos em 11 possíveis) no ano de 1984.

Ele também é problemista, tendo conquistado vários prêmios internacionais, inclusive recebendo o título de mestre internacional em solução de problemas no ano de 1991.

Contribuição: em sua brilhante carreira enxadrística, fez uso da abertura Giuoco Piano várias vezes, revitalizando variantes (especialmente a Giuoco Pianíssimo), sendo uma excelente fonte de pesquisa para o aficionado.

Curiosidade: há algum tempo, Nunn foi manchete na mídia mundial por ter perdido em uma simultânea - na qual ministra anualmente na Inglaterra a jovens escolares - para um garoto de oito anos! Essa foi a primeira vez na história do xadrez que um garoto de tão tenra idade conseguiu bater um grande mestre internacional.

Fonte: The Oxford Companion to Chess e páginas de xadrez da internet
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal