Johannes Zukertort - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Johannes Zukertort

Johannes Zukertort
Johannes Hermann Zukertort nasceu no dia 07 de setembro de 1842 e faleceu na cidade de Londres no dia 20 de Junho de 1888. Foi um proeminente Grande Mestre de xadrez de origem polaco-judaica.

Juventude

Zukertort nasceu em Lublin, no Reino da Polônia. Seu pai foi um missionário protestante de origem judia. As missões cristãs entre a população judia na Polônia ocupada pela Rússia era considerada uma atividade ilegal. Assim, a família de Zukertort emigrou para a Prússia. Em 1861, ele entrou para a Universidade de Breslau para estudar medicina, mas nunca se formou.

Carreira enxadrística

Em Breslau ele conheceu o enxadrista Adolf Anderssen e estudou com ele, finalmente o derrotando em um partida em 1871. Em 1867 mudou-se para Berlim e em 1872 para Londres. Neste ano, ele jogou contra Wilhelm Steinitz perdendo de 9-3.

Zukertort se distinguia dos demais enxadristas enquanto jogando xadrez às cegas. Em 1876, ele jogou dezesseis jogos simultâneos, vencendo onze e perdendo apenas um.

Em 1878, ele venceu o torneio internacional de Paris e em 1883, o torneio internacional de Londres, derrotando quase todos os melhores jogadores do mundo, ficando Steinitz em segundo. Depois disso, Zukertort foi aclamado como o não-oficial campeão mundial de xadrez.

De 11 de Janeiro a 29 de Março de 1886 ele jogou o geralmente aclamado como o primeiro Campeonato Mundial oficial jogando contra Steinitz, e perdendo de 12½-7½. Os jogos foram realizados nos Estados Unidos da América, em Nova Iorque, St. Louis e Nova Orleans. Após esta derrota, Zukertort teve problemas sérios de saúde não tendo a mesma competitividade nos últimos dois anos de sua vida.

Zukertort faleceu em 20 de Junho de 1888, em Londres vitima de uma hemorragia cerebral depois de uma partida de xadrez no Simpson's Divan.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal