Howard Staunton - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Howard Staunton

Howard Staunton
O inglês Howard Staunton nasceu no ano de 1810 e faleceu no ano de 1874. É considerado o mais forte jogador do mundo na década de 1840, possivelmente ao lado do alemão Tassilo von der Lasa. Competiu com sucesso em diversos matches contra alguns dos melhores jogadores de seu tempo, sendo o mais famoso desses encontros o disputado contra o francês Saint-Amant, em 1843.

Entretanto, sua atividade relacionada ao xadrez foi muito além disso: destacou-se como editor; e, como teórico, foi provavelmente o mais importante no longo período entre os trabalhos de Philidor Steinitz. Também merece ser mencionado seu trabalho como promotor de eventos: coube a ele organizar o primeiro torneio internacional de xadrez da era moderna, em Londres 1851, que terminou com a vitória do alemão Adolf Anderssen. O próprio Staunton participou e foi o quarto colocado. Por fim, cabe lembrar que o padrão de peças de xadrez utilizado atualmente leva seu nome.

Diferentemente de seus predecessores imediatos La Bourdonnais e McDonnell, Staunton tinha mais pendor para o jogo posicional e para o jogo de manobras, tendo sido o responsável por antecipar intuitivamente certas descobertas que seriam sistematizadas décadas mais tarde por Steinitz.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal