Formato PGN - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Formato PGN

PGN significa "Portable Game Notation", e é o registro de uma partida utilizando-se o sistema algébrico, sendo que as letras que indicam o nome das peças seguem a abreviatura em Inglês, ou seja: K - king (rei); Q - queen (dama); B - bishop (bispo); N - knight (cavalo); R - rook (torre); e P - pawn (peão). Além disso há um cabeçalho com dados da partida também padronizado, a fim de poder ser lidos por programas de visualização de partidas.

Como esta partida pode vir a ser carregada por um programa, é interessante observar que o roque deve ser registrado com a letra "O" (o maiúsculo) e não o número "0" (zero); as capturas ("x") e as capturas en-
passant ("ep") devem ser obrigatoriamente informadas; se duas peças puderem fazer um mesmo lance, deverá ser informada a coluna de origem da peça que se está usando.

Veja um exemplo de partida em formato PGN:

[Event "World Championship"]
[Site "FIDE"]
[Date "2000.12.31"]
[Round "2"]
[White "Karpov, Anatoli"]
[Black "Kasparov, Garry"]
[Result "1/2"]

1. e4 e5 2. Nf3 *

"Event" contém o nome do torneio; "Site" indica seu local de realização; "Date" é a data da partida; "Round" contém o número do lance que está sendo executado; "White" indica quem joga de brancas e "Black" quem joga de pretas. O nome dos jogadores é descrito por sobrenome, nome. No campo "Result", 1-0 significa vitória das brancas, 0-1 significa vitória das pretas, e 1/2 significa empate. Logo abaixo do cabeçalho, o jogo é descrito com notação algébrica no idioma Inglês.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal