Fabiano Caruana - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Fabiano Caruana

Fabiano Caruana jogador de xadrez
Fabiano Luigi Caruana nasceu no dia 30 de julho de 1992. É um Grande Mestre de Xadrez nascido nos Estados Unidos e naturalizado italiano.

Em 15 de julho de 2007 Caruana tornou-se um grande mestre (GM), com a idade de 14 anos, 11 meses, 20 dias se tornando o grande mestre mais jovem na história da Itália e dos Estados Unidos.

Fabiano Caruana nasceu na cidade de Miami , Estados Unidos, filho de Lou e Santina Caruana. De ascendência italiana, todos os oito de seus bisavós são originários da Itália. Na idade de quatro anos sua família mudou-se de Miami para o bairro do Brooklyn , Park Slope , Nova York. Coincidentemente, este foi o mesmo bairro onde Bobby Fischer viveu durante sua juventude. Com a idade de cinco anos, o seu talento de xadrez foi descoberto em um programa de xadrez escolar da Congregação Beth Elohim em Park Slope. No mesmo ano, ele jogou seu primeiro torneio no Centro de Xadrez Polgar no Queens, em Nova York.

Até a idade de doze anos, ele viveu e jogou nos Estados Unidos, ocasionalmente viajando para a Europa e América do Sul para participar de torneios.

Seu primeiro treinador de xadrez, dos seis aos oito anos de idade, foi o Mestre Nascional (MN) Bruce Pandolfini , e dos oito a doze anos ele estudou com o GM Miron Sher. Em 2004, aos doze anos, ele se mudou com sua família do Brooklyn para Madrid para seguir uma carreira profissional de xadrez. Ele treinou com o Mestre Internacional (MI) Boris Zlotnik em Madrid, e em 2007 mudou-se para Budapeste, para treinar com o mestre Alexander Chernin.

Carreira no xadrez

2007

  • Título de Grande Mestre - Caruana obteve sua última norma de GM ganhando o título de mestre em julho. Devido a sua pouca idade e por ter quebrado o recorde anterior de Hikaru Nakamura sendo o mais jovem americano a se tornar um grande mestre, ele recebeu muita atenção do mundo do xadrez.
  • Torneio de xadrez Vlissingen - Em agosto, ele jogou o forte torneio de xadrez Vlissingen, na Holanda. Seu adversário na última rodada foi o ex-campeão mundial FIDE Rustam Kasimdzhanov. Caruana jogando preto, empatou o jogo em 82 movimentos, e venceu o torneio com o desempenho de 2715.
  • Campeonato Italiano - No final do ano, ele participou do Campeonato Italiano. No ano anterior ele foi o co-campeão da Itália, empatado com Michele Godena perdendo o quinto jogo rápido dos play-off. Este ano, ele venceu com uma pontuação de +8 (9 ½ / 11) para se tornar o mais jovem campeão italiano.

2008

  • Corus C - Esta foi a sua primeira experiência em Corus e em grande parte do torneio, ele foi o líder absoluto. Seu adversário na última rodada foi Parimarjan Negi , e Caruana necessitava de um empate para ganhar o torneio. Caruana venceu o jogo em 61 movimentos e o torneio com um placar final de 10/13 pontos e desempenho de 2696.
  • Ruy Lopez Festival - Realizado no início de abril, o Ruy Lopez Festival incluiu um torneio fechado sete round, e um torneio aberto rápido de dois dias. Nas sete rodadas do torneio fechado, Caruana teve um resultado decepcionante de 2 ½ / 7 pontos com o desempenho de 2513. O torneio rápido aberto de dois dias que se seguiram foi vencido por Caruana com uma pontuação de 7 ½ / 9, seguido por Michael Adams , Julio Granda Zuniga e Dzhurabek Khamrakulov todos com uma pontuação de 7/9.
  • Mitropa Cup - Em junho, ele jogou como primeiro tabuleiro da Itália na Copa Mitropa, que é uma competição entre 10 países europeus. Marcou 7 ½ / 9 ganhando o ouro no primeiro tabuleiro com desempenho de 2810.
  • NH "Rising Stars vs experientes" - Este torneio é  jogado em formato de Scheveningen , que é feito em rodada dupla com cinco "Estrelas em ascenção" contra cinco jogadores "experientes". Caruana jogou contra Evgeny Bareev , Viktor Kortchnoi , Artur Jussupow , Simen Agdestein e Ljubomir Ljubojević . Ele fez 6 ½ / 10 com o desempenho de 2706.
  • Cap d'Agde - O evento foi um torneio rápido knock-out fechado organizados em dois grupos robin de oito jogadores cada, com os quatro melhores marcadores de cada grupo classificando-se para as quartas-de-final, as semi-finais e, em seguida as finais . O controle de tempo foi de 25 minutos, com 10 segundos de incremento. Em seu grupo, Caruana foi o primeiro colocado com uma pontuação de 5 ½ / 7 vencendo contra Maxime Vachier-Lagrave , Xiangzhi Bu , Alexandra Kosteniuk , Marie Sebag e empatando contra Vassily Ivanchuk , Ivan Cheparinov e Kateryna Lahno . Desempenho de 2866 sendo qualificado para entrar nas quartas de final. Sua partida das quartas-de-final, que era contra Anatoly Karpov , foi muito renhida. Karpov venceu o primeiro jogo, e Caruana venceu o segundo. Nos jogos tie-break com controle de tempo de 15. Os quatro primeiros jogos foram todos empatados. O quinto jogo Karpov ganhou, e Caruana foi eliminado.
  • 38ª Olimpíadas - Esta foi a primeira Olimpíada da Caruana. No primeiro tabuleiro, ele jogou contra Levon Aronian na primeira rodada, Viktor Korchnoi , na quarta rodada, Michael Adams na quinta rodada, Emanuel Berg na sétima rodada, e Peter Leko na oitava rodada. Ele perdeu para Aronian e Leko, e venceu Adams, Korchnoi e Berg. Sua pontuação final foi de 7 ½ / 11 com o desempenho de 2696.
  • Campeonato Italiano - Caruana defendeu com sucesso seu título conquistando o título pelo segundo ano consecutivo, com uma pontuação de 8/11.

2009

  • Corus B - Tendo vencido Corus C de 2008, Caruana recebeu e aceitou o convite para disputar o Corus B 2009 que era de categoria 16, com média de Elo de 2641. Durante todo o torneio suas posições variaram do primeiro ao terceiro lugar. Indo para a última rodada estava empatado em segundo e seu oponente era Nigel Short que estava em primeiro. O jogo durou 67 movimentos. Caruana venceu o jogo e o torneio com uma pontuação de 8 ½ / 13 e o desempenho de 2751. Caruana é o primeiro jogador a ganhar tanto Corus C e Corus B em anos consecutivos.
  • Em abril Caruana jogou no Russian Team Championship em Sochi com o "Clube 64" de Moscou , marcando 5 pontos de 6, sua equipe ficou em segundo lugar depois de Tomsk .
    Em maio, ele jogou com a equipe italiana no "Mitropa Cup" em Rogaska Slatina na Eslovênia, marcando 6 pontos de 8 e ganhando a medalha de ouro individual no primeiro tabuleiro.
  • Em novembro Caruana jogou a Copa do Mundo de Xadrez 2009 em Khanty-Mansiysk , na Rússia. Nas duas primeiras rodadas, ele venceu a mestres cubano Lázaro Bruzón e Leinier Dominguez (Elo 2719), em terceiro o russo Evgeny Alekseev (Elo 2715), na quarta rodada, ele perdeu nos jogos rápidos para Vugar Gashimov (Elo 2759 e o sétimo do mundo). Esse desempenho permitiu-lhe alcançar 2675 pontos Elo.

2010

  • Dezembro - ele venceu o Campeonato Italiano pela terceira vez, com uma pontuação de 9 pontos em 11 jogos.
  • De 28 de dezembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011 Caruana jogou o 53º Reggio Emilia Tournament. Ele fez 6 de 10 pontos empatando sete de seus nove jogos (só ganhou uma vez, contra Nigel Short).

2011

  • Janeiro - no Masters de Gibraltar, ele terminou em 5º lugar atrás Ivanchuk, Short, Külaots e Roiz.
  • Julho - ele venceu com 7 pontos em 10 o torneio AAI em Nova Delhi (categoria 17).
  • Dezembro - ele ganhou o Campeonato Nacional Italiano, pela quarta vez, com uma pontuação de 10 pontos em 11 jogos. Ele já havia vencido os campeonatos nacionais de 2007 e 2008, e não jogou o campeonato nacional de 2009, devido a um conflito de calendário com a Copa do Mundo FIDE.

2012

  • Janeiro - no 74º Tata Steel Chess Tournament A em Wijk aan Zee (anteriormente conhecido como Corus Chess), ele terminou em 2º lugar junto com Magnus Carlsen e Teimour Radjabov atrás do vencedor Levon Aronian.
  • Março - no Aberto de Reykjavik de 2012 em Reykjavik, Islândia terminou em 1º com 7 ½ / 9.
  • Junho - no 7º Memorial Tal ele terminou em segundo lugar com uma pontuação de 5 ½ / 9 após tiebreak com Teimour Radjabov atrás de Magnus Carlsen.
  • Julho - no 40 º Dortmund venceu com um placar de 6/9 após tiebreak com Sergey Karjakin.
  • Setembro-Outubro - Na final do Grand Slam de Xadrez em São Paulo e Bilbao, Caruana venceu quatro jogos, empatou cinco e perdeu uma, empatando na primeira colocação com Magnus Carlsen, mas acabou perdendo os dois jogos desempate de blitz e, assim, terminando o torneio em 2º.

2013

  • Fevereiro-Março: Caruana venceu com 4 pontos em 6 jogos o "Zurich Chess Challenge".
  • Abril: na terceira etapa do "FIDE Grand Prix Series 2012-2013", realizada em Zug, na Suíça, com 6 pontos em 11 jogos Caruana dividiu o terceiro lugar com Ruslan Ponomariov atrás do vencedor Veselin Topalov e o Nakamura vice-campeão.
  • Maio-Junho: na quarta etapa do "FIDE Grand Prix Series 2012-2013", realizado em Thessaloniki, Grécia, Caruana compartilhaou o segundo lugar com Gata Kamsky atrás do vencedor Leinier Dominguez Perez.
  • Junho: o Oitavo Torneio Internacional Tal Memorial realizado em Moscou, Caruana com 5 pontos em 9 jogos terminou em terceiro lugar, após desempate com Shakhriyar Mamedyarov e Dmitry Andreikin , atrás do vencedor Boris Gelfand e o vice-campeão Magnus Carlsen.
  • Setembro-Outubro: Caruana compartilhou o primeiro lugar com Boris Gelfand com 5 pontos em 9 jogos na "Sexta FIDE Grand Prix" Paris. No jogo final contra Dominguez Perez, Caruana tinha que ganhar com as peças pretas a esperança de ganhar o torneio e se qualificar para o Torneio dos Candidatos, mas ele repetiu movimentos no início da abertura que terminou com um empate rápido.
  • Outubro: Caruana venceu a "7ª edição do Torneio dos Reis" Bucareste Roménia , com 5 pontos em 8 jogos.

2014

  • Janeiro: em 2014 Tata Steel Chess Tournament realizado em Wijk aan Zee Holanda , Caruana terminou em quarto lugar com 6 pontos em 11 jogos atrás do vencedor Levon Aronian.
  • Janeiro-fevereiro: em 2014 Zurich Chess Challenge, em Zurique na Suíça, Caruana venceu a Seção rápida com 4 pontos de 5 jogos e compartilhou o segundo lugar com Levon Aronian em resultados combinados finais (clássicas e rápida CT), atrás do vencedor Magnus Carlsen.
  • Junho: Caruana terminou em segundo com 10½ pontos em 15 jogos depois tiebrakes com Viswanathan Anand, Levon Aronian e Alexander Morozevich o Campeonato Mundial de partidas rápidas da FIDE, realizado em Dubai, meio ponto atrás do vencedor Magnus Carlsen. Com este resultado Caruana em julho obteve o rating Rápido da FIDE de 2.858 pontos. No Mundial Blitz Caruana terminou no meio do grupo, confirmando sua dificuldade com controle de tempo curto.
  • Julho: Caruana venceu com 5 ½ pontos em 7 jogos o Torneio Dortmund Sparkassen, realizado em Dortmund . Alemanha, quebrando pela primeira vez a barreira de 2800 pontos ELO da FIDE.
  • Agosto: Caruana jogou como primeiro tabuleiro da Itália nas 41ª Olimpíadas de Xadrez em Tromso Noruega terminando com 6 ½ pontos em 9 jogos.
  • Agosto-setembro: Caruana venceu com 8 ½ pontos em 10 jogos a Copa 2014 Sinquefield em Saint Louis, Missouri, um dos torneios mais fortes já realizados, com seis dos 10 mais importantes jogarodes de xadrez do mundo, incluindo o campeão do mundo Magnus Carlsen. Com sete vitórias consecutivas desde o início, 3 empates e 0 derrotas, Caruana obteve uma classificação 3080, de performance, possivelmente, o melhor resultado do torneio na história, batendo Magnus Carlsen no 2009 Nanjing Pearl Spring torneio e Anatoly Karpov em 1994 no torneio de xadrez de Linares.
  • Outubro: Caruana ganhou junto com Boris Gelfand o FIDE Grand Prix Baku Tournament, um 12 jogadores round-robin, com 6 ½ pontos em 11 jogos. A derrota na rodada 7ª rodada contra Dmitry Andreikin terminou uma invencibilidade de 22 pontos dos 27 jogos e nenhuma derrota que começou em agosto.
  • Out.-nov.: Caruana no FIDE Grand Prix Tashkent Tournament , com 12 jogadores round-robin, dividiu o quarto lugar com 6 pontos em 11 jogos.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal