Estudos: Abertura de Xadrez - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Estudos: Abertura de Xadrez

Introdução

A abertura é uma fase muito importante no desenvolvimento e organização do jogo, pois quando mal feita pode trazer complicações ao seu 'usuário'.

A Maioria das aberturas, visam o desenvolvimento de peças no centro, pois a maioria dos lances importantes acontecem pelo centro.

Analisado uma abertura
1. e4 h5?    | 1. P4R P4TR?
2. d4 h4?    | 2. P4D P5TR?
3. Nf3 h3?? | 3. C3BR P6TR??
4. gh3        | 4. PxP

Os lances das pretas não foram nada bons porque não agiram no centro e permitiu que o adversário consegui-se ter um 'domínio' do jogo pois já possuía varias peças desenvolvidas e possui uma sólida defesa no centro. Apenas um milagre salvaria os jogador que estava com as negras.

A Importância do Centro

O Centro é o local do tabuleiro mais importante, nele acontecem as principais jogadas e lances. Sempre devemos 'soltar' os cavalos no início pois eles de alguma forma são uma boa defesa para o centro. Como diz aquela velha frase "Se queres ganhar o jogo, dominas o centro".

Veja aqui uma boa abertura que tem uma ação no centro para ambos os lados.

1. e4 e5     | 1. P4R P4R
2. Nf3 Nc6 | 2. C3BR C3BD
3. Nc3 Nf6  | 3. C3BD C3BR
4. Bc4 Bc5  | 4. B4B B4B
5. O-O O-O | 5. O-O O-O
6. d3 d6     | 6. P3D P3D
7. Re1 Re8 | 7. T1R T1R

Está abertura é considerada boa para ambos os lados pois peças importantes na proteção e ataque ao centro já estão em ação (Cavalo e Bispo) e também porque os roques já foram feitos dando assim maior mobilidade as torres e proteção aos reis.

As Vantagens do domínio do Centro

1. Uma primeira decorreria do próprio significado geométrico do centro: as peças, centralizadas, estariam aptas a atender, com igual rapidez, qualquer dos quatros cantos do tabuleiro, onde sua ação se fizesse necessária.

2. Quem domina-se o centro, não só alcançaria vantagem nesse setor, como, também, disporia de peças colocadas em lugares, que lhe garantiriam o Maximo de ação e, em consequência, superioridade en espaço; isso traduzindo em termos coerentes, quererá dizer vantagem em terreno e domínio das melhores vias de comunicação.

3. A vantagem maior, porém, que a experiência tem, efetivamente, demonstrado, é que o controle do centro conduz a uma mobilidade ampla das peças, mobilidade essa, que possibilita vitorioso ataque ao inimigo.

"Mobilidade e domínio do centro são vantagens que não devem ser apresentadas, apenas como 'um reluzente para de botas', no dizer de nimzowitsch, nem são finalidades por si mesmas; são isto sim, o caminho mais racional para obter sucesso num ataque a uma das Alas, e, particularmente, na ala do rei." - Orfeu Gilberto D'agostini

Regras Praticas na Abertura (Somente para Iniciantes)

1. Inicie sua partida com 1. e4 ou 1. d4 (1. P4R ou 1. P4D)
2. Sempre que possível, desenvolva uma peça que ameace alguma coisa.
3. Desenvolva os cavalos antes dos bispos.
4. Escolha a melhor casa para sua peça e ocupe-a com o menor numero de lances possíveis.
5. Movimente um ou dois peões na Abertura
6. Não movimente a dama precocemente.
7. Faça o roque o mais cedo possível e, dê preferência ao roque com a torre do rei
8. Jogue para obter o controle do centro.
9. Esforce-se para manter ao menos um peão no centro.

Analisando as regras acima

1. Inicie sua partida com 1. e4 ou 1. d4 - Essa referencia é feito pois para jogadores que não entendem muito de aberturas essas jogadas iriam agir intensamente no centro e não são muito difíceis.

2. Sempre que possível desenvolva uma peça que ameace alguma coisa. - Se você conseguir fazer isso, e o adversário tiver que recuar a peça será um ótimo lance porque além de uma peça evoluída você ganhou um tempo no desenvolvimento do adversário.

3. Desenvolva os cavalos antes dos bispos. - Sempre é bom estar com os cavalos desenvolvidos ante dos bispos porque eles tem maior ação no centro tanto na defesa quanto no ataque.

4. Escolha a melhor casa para a sua peça e ocupe-a com o menor numero de lances possíveis. - Quanto menor o numero de lances executados por uma peça para chegar a uma certa posição melhor pois nenhum tempo de desenvolvimento será perdido.

5. Movimente um ou dois peões na Abertura - Movimente apenas 2 peões porque eles poderão fazer a defesa efetiva do centro sem prejudicar o resto da defesa. Faça preferência para movimentar os peões do Rei e da Dama.

6. Não Movimente a dama precocemente. - Nunca é bom movimentar a Dama logo no inicio pois você terá que ter uma atenção redobrada e poderá perder tempos no desenvolvimento tendo que recuá-la.

7. Faça o roque o mais cedo possível e dê preferência ao roque com a torre do rei. - O roque é sempre aconselhável a se fazer o mais rápido possível pois ele da uma maior proteção ao rei e liberdade a torre. O roque com a torre do rei é melhor pois ele não possui nenhuma 'buraco' entre suas jogadas. Pois se o peão da dama for tomado o roque com a torre da Dama ficará fraco.

8. Jogue para obter o controle do Centro. - Como já vimos a cima não é necessário explicar...

9. Esforce-se para manter ao menos um peão no centro - Também já vimos anteriormente.

Como estudar aberturas em casa.

Como vimos acima, para uma abertura ser considerada boa ela tem que colocar peças de menor valor (Bispos, Cavalos e peões) em ação direta no centro.

Para você que não possui livros mas algumas partidas de jogos, valeria a pena você pegar essas partidas e analisá-las, vendo se algum erro foi cometido nas aberturas e também observado os seus finais.

Aconselhamos a você que quer se aprofundar na Abertura Espanhola (mais conhecida como Ruy Lopez) a procurar pelo livro: "Abertura Espanhola - Tomo I", pois nele encontram-se partidas com aberturas da variante: C60 até a variante C80, esse livro talvez seja muito difícil de se encontrar, pois é muito antigo.

Analisado algumas aberturas

Ruy Lopez: 1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bb5 Por muito tempo tem sido uma das mais favoritas dos que iniciam com P4R. Na maioria de suas variantes, permite às brancas exercerem uma pressão difícil de ser neutralizada. A ideia fundamental é manter durante o maior tempo possível uma pressão sobre a casa central 5R, de maneira a forçar as pretas a abandonarem o centro, no entanto, nada está perdido, pois a melhor forma de tentar melhorar o jogo das negras é explorando a variante do Ponto Forte.

Giouco Piano: 1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bc4 Bc5 Embora tida como uma linha de jogo calmo, permite o desenvolvimento de partidas emocionantes e equilibradas. Seus ataques são morosos e pode um bom principiante oferecer resistência a um jogador experiente. Nesta abertura é de grande importância o avanço do peão da dama protegido, visando a estrutura de usar forte centro de peões.

Gambito do Rei : 1. e4 e5 2. f4 ef4
Poucos ainda preferem esta abertura, pois dispõem as pretas igualar o jogo ou mesmo obter vantagens.

Gambito da Dama: 1. d4 d5 2. c4 dc4 O segundo lance das pretas permite às brancas, muitas vezes, maior presença no centro. Como é observado em muitas partidas é perigoso para as pretas tratar de conservar o peão ganho com a aceitação do gambito. O melhor para as pretas é recusá-lo.

Gambito do Centro: 1. e4 e5 2. d4 ed4 Esta abertura é pouco empregada atualmente, pois o prematuro desenvolvimento da dama provoca perda de tempo, além de muitas vezes haver o sacrifício de dois peões, fazendo com que as pretas apoderem-se da iniciativa. Não recomendado para as brancas.

Defesa Caro-Kann: 1. e4 c6... Esta defesa é essencialmente defensiva, com grandes chances de contra-ataque. Um jogador que deseje apenas o empate, evitando riscos, deve adotar esta defesa.

Defesa Siciliana: 1. e4 c5... É excelente campo para o enxadrista de combinação, apresentando muitas possibilidades táticas. Sua ideia principal baseia-se em aniquilar o centro adversário de peões, capturando o peão da dama, além de permitir as pretas mudarem o rumo do jogo.

Defesa Francesa: 1. e4 e6... Mais conservado que a Siciliana e mais enérgica que a Caro-kann, esta defesa se adapta ao estilo de jogadores que possuem persistência defensiva, também permite aos jogadores buscar o domínio do centro de uma forma diferente da convencional e4 das pretas

Defesa Nimzo-índia: 1. d4 Nf6 2 c4 e6 3. Nc3 Bb4 Esta Defesa é muito popular, pois posicionam as pretas de forma mais ativa, deixando-as com possibilidades de dominar a partida, bloqueando o jogo das brancas. Também conhecida como Nimzo-Indiana.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal