Darcy Lima - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Darcy Lima

Darcy Gustavo Machado Vieira Lima
Darcy Lima, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de maio de 1962, é um dos Grandes Mestres Internacional de Xadrez do Brasil. Conquistou o título de mestre internacional em 1989 e o de grande mestre em 1997. Venceu o campeonato brasileiro absoluto de 1992, 2002 e 2003, é ex-campeão sul-americano, venceu o Zonal 2.4 da Fide de 2003 e classificou-se no ano de 2000 para o mundial realizado na Índia. Disputou o Mundial de 2004 (Síria) onde foi eliminado na primeira rodada. Eleito por um site russo como o melhor jogador do mundo de setembro/2003. Integra a equipe olímpica desde 1988. É editor do jornal “Xeque Mate” e presidiu a Confederação Brasileira de Xadrez. Uma de suas principais metas sempre foi levar o xadrez ao ambiente escolar e às comunidades carentes, ideia essa que em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.

Uma de suas principais metas sempre foi levar o xadrez ao ambiente escolar e às comunidades carentes, ideia essa que em 2003 teve o apoio do Ministério do Esporte, em um projeto oficial de massificação da modalidade em todo o Brasil.

Darcy Lima é considerado um mestre extremamente acessível, seja nas questões da política brasileira da modalidade, onde tem acolhido propostas de realização de torneios pelos quatro cantos do país e também projetos ligados à área de xadrez escolar; como nos assuntos pertinentes ao tabuleiro de xadrez em si, sendo conhecido por analisar animadamente posições com jogadores de nível técnico bem abaixo do seu e recomendar livros especializados aos que o procuravam em busca de conselhos para um melhor desempenho nas competições. Em abril de 2001 alcançou o rating de 2550, o maior de sua carreira.
Em 2012 foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Xadrez.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal