Capablanca X ET - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Capablanca X ET

Dizem que certo dia, tava lá Capablanca, debaixo de uma árvore, com um tabuleiro de xadrez e um livro sobre finais de Torre x Peões. De repente, desce do céu um disco voador e sai um ET que com sua alta tecnologia saca uma micro-computador e traduz a língua do nativo e começa o seguinte diálogo:

ET - o quê é isso?

Capa - é um jogo milenar, que exige muito raciocínio.

ET - então me ensina, pois se tem relação com inteligência é comigo mesmo.
Capa - sei não, este jogo é meio difícil, não dá para aprender assim rapidamente...

ET - ora pobre terráqueo, nossa inteligência é bem superior a de vocês, e se vocês aprenderam este jogo é moleza para mim.

Capa - Então vamos lá.

E assim Capablanca montou o tabuleiro, explicou que os peões ficam na segunda (sétima) horizontal, onde ficam as torres, cavalos, bispos, os movimentos de cada peça, o peão anda assim, na primeira jogada pode andar uma ou duas casas, mas captura em diagonal, o cavalo anda em "L", o xeque, xeque-mate, captura en passant, descoberto, peão quando chega à oitava (primeira) pode ser promovido a qualquer peça, afogado, empate de comum acordo, etc., etc., e claro, etc...

ET - Moleza, vamos jogar uma.

E a posição final da partida foi essa: Capablanca x ET



Então Capa jogou Rc2... aí o ET começou a rir... Capa - do que está rindo, você vai levar mate em 1.

ET - não estou dizendo que vocês não são tão inteligentes. Você acabou de me explicar a regra do afogamento. Eu promovo você joga e meu Rei afoga.

Capa - Como assim afoga? Você promove eu movo Bispo a d4 e é mate!

ET - negativo. É afogamento.

Capa - mas como??

Então o ET jogou h1 e disse: Pronto, meu Rei está afogado, não importa o lance que você faz...

Capa - acho que você não entendeu nada. Que peça você promoveu? Vai, fala para eu dar logo mate em d4.

ET - eu quero um REI NEGRO!!

Capa - Êpa! Isto não vale!

ET - como assim não vale? Eu promovo a Rei, se você jogar Bd4 meu Rei de h1 está enforcado e se você jogar Bb7 meu Rei de a1 está enforcado!

Capa - Mas você não pode promover a Rei...

ET - Está mudando as regras do jogo só porque viu que ia empatar? Tá lá em cima, ó, você disse que peão podia promover A QUALQUER PEÇA!

Foi aí que Capablanca percebeu seu erro... pensou um pouco e disse:

Capa - Eu tenho um lance que não empata.

ET - como assim?

Capablanca então jogou a8...

ET - e daí, qualquer peça que você promover meu Rei está enforcado...

Capa - Eu vou promover a um REI NEGRO!!

ET - êpa! aí não pode... você não pode promover a peça negra, você está de brancas.

Capa - e onde foi que eu disse isso. Eu disse que podia promover A QUALQUER PEÇA, eu não falei a cor... ehehehe.

O ET então foi obrigado a jogar Rb8... Capa jogou h7; ET Ra8 e Capa h8 ( ) Dama branca e deu mate nos 3 Reis negros!!!
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal