Bent Larsen - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Bent Larsen

Bent Larsen
Jørgen Bent Larsen (Nasceu em Thisted - Dinamarca em 04 de março de 1935 e faleceu em Buenos Aires, 9 de setembro de 2010) foi um enxadrista dinamarquês.

Bent Larsen foi por vários anos um dos principais enxadristas da Europa e um candidato constante, embora pouco feliz, ao Campeonato Mundial de Xadrez.

Estilo de jogo

Larsen costumava usar aberturas pouco convencionais, não só pelo fator surpresa, mas também porque acreditava que elas são perfeitamente sólidas e subestimadas pelos outros Grandes Mestres. Assim, ressuscitou a Abertura Bird, 1. e4 e5 2.Bc4, e também a que hoje em dia costuma ser chamada de Abertura Larsen, 1.b3.

A grande força de Larsen residia no meio-jogo e em seu enfoque inventivo que lhe permitia jogar agressivamente pela vitória. Certa vez ele disse que não gostava da rotineira tática profissional de jogar pela vitória com as brancas e pelo empate com as pretas. Existem mais ataques pelos flancos em suas partidas do que de qualquer outro Grande Mestre, e isso é de propósito: o ataque pelo lado tem chances de levar a uma simplificação e ao empate, e se falhar ainda da tempo de reagrupar suas peças. Porém, os ataques de Larsen pelos flancos não consistiam numa desastrada corrida de peões e sim em combinações com peças pesadas. Uma de suas favoritas reúnia a dama, o cavalo e o peão da coluna "h" para atacar o rei que tenha feito o roque; a outra conjugava a dama, uma torre e um bispo a longa distância.

Em 1971, conseguiu atingir um rating de 2755 e foi o número três do ranking mundial. Foi o vencedor dos Torneios Interzonais de Amsterdam 1964, Sousse 1967 e Biel 1976, além de vários outros. Em 1967, ganhou o Oscar do Xadrez.

Em 1980 foi residir juntamente com sua esposa em Buenos Aires - Argentina onde veio a falecer em 09 de setembro de 2010. 
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal