Anatoly Karpov - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Anatoly Karpov

Anatoly Karpov
Anatoly Karpov (língua russa: Анато́лий Евге́ньевич Ка́рпов, transliteração Anatolij Evgen'evič Karpov; nasceu em 23 de Maio de 1951, Slatoust, Rússia. Foi campeão mundial de xadrez, de 1975 a 1985, ficando durante dez anos consecutivos com o título mundial. É considerado por muitos como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Carreira

Portador de um estilo único de jogo, Karpov foi influenciado bastante por três campeões mundiais: foi responsável pelo estudo científico de aberturas em desuso na sua época (as mesmas jogadas pelo seu ídolo, José Raúl Capablanca ); Desenvolveu conceitos de superproteção de casas agudas e estudos sobre reposicionamento das peças(estudo iniciado por Tigran Petrosian ); e por fim tornou-se o jogador de maior conhecimento em finais de jogo, sendo assim considerado por atletas notáveis, como Garry Kasparov, junto a Vassily Smyslov.

Anatoly Karpov
Anatoly Karpov (Анато́лий Ка́рпов) em Dortmund

Karpov foi o primeiro campeão mundial de xadrez a ganhar o título sem disputar uma final. O seu adversário em 1975, o americano Bobby Fischer, desistiu de disputar a final pois não concordava que o match tivesse um número determinado de jogos. A proposta de Bobby Fischer era sagrar campeão quem obtivesse primeiro 9 vitórias, sem limite para o número de jogos na final. O presidente da FIDE à época, o ex-campeão mundial Max Euwe, não concordou e deu o campeonato a Karpov, uma vez que o mesmo já havia vencido Viktor Korchnoi e Boris Spassky (junto com Fischer e Karpov, os jogadores mais fortes da época) nas semifinais.

Pós-Merano

Karpov perdeu o título de campeão mundial para o jovem e determinado Garry Kasparov, no segundo Match entre os dois (o primeiro estava Karpov 5x3 Kasparov, mas, segundo alguns, por motivos da frágil saúde de Karpov, o match foi cancelado).

Durante a década de 90, após a criação da PCA, Karpov voltou a tornar-se campeão Mundial pela FIDE.

Ainda nesta década, conseguiu o feito histórico de alcançar o rating performance de 2799, no tradicional torneio de Linares, ficando 2,5 pontos a frente do seu arqui-rival, Garry Kasparov.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal