Akita Rubinstein - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Akita Rubinstein

Akita Rubinstein
O caçula entre doze irmãos, Akita Rubinstein nasceu em 1882 na pequena cidade de Stawiski, na Polônia. Seus pais queriam que estudasse para tornar-se um rabino, mas depois que aprendeu a jogar xadrez, quando já tinha dezesseis anos de idade, nada mais ocupou a sua mente.

Após vários anos de desenvolvimento técnico, explodiu no cenário internacional e foi um dos jogadores mais fortes de 1905 a 1911. Em 1912, venceu cinco torneios em sequência, e o ano foi denominado de Ano de Rubinstein. Todos queriam ver uma disputa entre Rubinstein e Lasker, claramente o único jogador de nível similar. Infelizmente, essa disputa nunca ocorreu.

O início de profundos problemas psicológicos que mais tarde transformaram-se em doença mental, o aparecimento do gênio cubano José Raúl Capablanca e o advento da primeira guerra mundial acabaram por pôr um fim nas suas esperanças de chegar ao título mundial. Embora permanecendo como um dos mais fortes jogadores do mundo até 1921, sua timidez patológica e a erosão da sua confiança levaram a uma desintegração gradual da sua capacidade enxadrista. Em 1932, abandonou os torneios e passou os seus últimos anos, até à sua morte em 1961, com a família na Bélgica.

O estilo Rubinstein forma uma ponte entre o de Steinitz e o dos mestres atuais. Domínio nas aberturas, profundo conhecimento das consequências das diversas estruturas de peões e uma habilidade insuperável para os finais de peões faziam parte do seu repertório.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal