Aberturas de Xadrez - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Aberturas de Xadrez

Aberturas de xadrez
Abertura Réti, um dos principais sistemas de abertura hipermodernos, criado por Réti.
A abertura é a fase da partida que contém o grupo de movimentos iniciais das brancas e das negras. sequências consagradas de movimentos iniciais das brancas são denominadas também de “aberturas” e, quando são efetuadas pelas negras, são denominadas de “defesas” e recebem nomes próprios, tais como Abertura Réti ou Defesa Câmara, sendo também catalogadas em obras de referência como a Encyclopaedia of Chess Openings.

Existem centenas de diferentes aberturas e defesas, variando imensamente em características, desde o jogo posicional até lances bastante agressivos. Os enxadristas profissionais necessitam de anos de prática e estudo para dominar completamente as aberturas e defesas de seus repertórios e continuam aprimorando esse conhecimento durante toda a carreira, uma vez que a teoria enxadrística sempre está evoluindo com o acréscimo constante de novidades teóricas.

Os objetivos estratégicos fundamentais da maioria das aberturas e defesas são bastante similares:

  • Desenvolvimento: posicionar as peças (em particular bispos e cavalos) em casas-chave, onde possam exercer grande impacto no decorre da partida;
  • Controle do centro: controlar as casas centrais permite que as peças sejam movidas para qualquer parte do tabuleiro facilmente;
  • Segurança do rei: conseguida normalmente por meio roque (também chamado de encastelamento do rei);
  • Estrutura de peões: enxadristas experientes evitam a todo custo a criação de fraquezas na estrutura de peões, tais como peões dobrados, isolados ou atrasados, dentre outras.

Classificação das aberturas:
*Clique para obter mais detalhes


Nomenclatura das aberturas

A maioria das mudanças nas regras do xadrez no final do século XV aumentaram a velocidade do jogo, consequentemente desenvolvendo a importância do estudo das aberturas. Assim, os primeiros livros de xadrez, tais como o texto de 1497 de Luis Ramirez de Lucena apresentam análises de aberturas, assim como Pedro Damiano de Odemira (1512), e Ruy López de Segura (1561). A discórdia de Ruy Lopez com Damiano relativo aos méritos de 2...Cc6 levando a 3.Bb5 (depois de 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6) ser nomeado por ele como Ruy Lopez ou Abertura Espanhola. A teoria das aberturas foi estudada mais cientificamente a partir da década de 1840, e muitas variações de aberturas foram descobertas e nomeadas neste período e depois. Infelizmente a nomenclatura das aberturas se desenvolveu ao acaso, e a maioria dos nomes são mais acidentes históricos do que baseados em qualquer sistema.

As mais antigas aberturas tenderam a ser nomeadas por localidades geográficas e pessoas. Muitas aberturas são nomeadas pela nacionalidade, por exemplo a InglesaEspanholaFrancesaHolandesa, EscocesaRussaItaliana, Escandinava e Siciliana. Cidades também são utilizadas, tais como Vienna, Berlim, e Wilkes-Barre. O sistema catalão é referência a região da Espanha chamada de Catalunia.

Nomes de enxadristas são a mais comum fonte de nomes de aberturas. O nome dado a uma abertura não é sempre o nome do primeiro a utilizá-la, algumas vezes a abertura é nomeada pelo enxadrista que primeiro a popularizou ou publicou uma análise sobre ela. Aberturas eponímicas incluem a Abertura Ruy LopezDefesa Alekhine, Defesa Morphy e o Sistema Réti. Alguns nomes de aberturas homenageiam duas pessoas, tais como a Defesa Caro-Kann.

Poucas aberturas têm nomes descritivos, com a Giuoco Piano (Italiana: "jogo calmo"). Descrições mais prosaicas incluem a de Dois Cavalos e Quatro Cavalos. Nomes descritivos são menos que aberturas nomeadas para lugares e pessoas.

Algumas aberturas têm sido nomeadas com nomes imaginários, algumas vezes de animais. Esta prática tem se tornado mais comum no século XX. A maioria das sequências de movimentos mais tradicionais já foram nomeados, portanto é incomum e recentes este desenvolvimento de aberturas como Orangotango, Hipopótamo, Elefante, e Ouriço.

Muitos termos são usados para as aberturas para melhor caracterizá-las. Além do termo Abertura, termos comuns incluem Jogo, Defesa, Gambito, e Variação; termos menos comuns são Sistema, Ataque, Contra-ataque, Contragambito, Revertido e Invertido. Para tornar o assunto mais confuso, estes termos são usados de forma muito inconsistente. Considerando algumas das aberturas nomeadas por nacionalidades: Jogo Escocês, Abertura Inglesa, Defesa Francesa e Jogo Russo - o jogo Escocês e a Abertura Inglesa são ambas aberturas brancas, a Entretanto estas definições não são precisas, aqui estão algumas observações gerais sobre como elas são usadas.

Jogo
Usado apenas para algumas das mais antigas aberturas, por exemplo a Escocesa, a Vienna, e o Jogo dos quarto cavalos.

Abertura
Junto com a Variação, este é o termo mais comum.

Variação
Usualmente utilizado para descrever uma linha de uma abertura mais geral, por exemplo a Variação de Trocas do Gambito da Dama Recusado.

Defesa
Sempre se refere a uma abertura escolhida pela pretas ,tais como Dois Cavalos ou Defesa Índia do Rei, a menos, é claro, que tenha sido 'revertida', o que a torna uma abertura para as brancas.

Gambito
Uma abertura que envolve o sacrifício de material, usualmente um ou mais peões. Gambitos podem ser jogados pelas brancas (Gambito do Rei) ou pelas pretas (Gambito Letão). Os nomes completos algumas vezes incluem Aceito ou Recusado dependendo se o oponente aceitou ou não o material oferecido, como no Gambito da Dama Aceito e Gambito da Dama Recusado. Em alguns casos, o sacrifício material é apenas temporário. Por exemplo, depois de 1.d4 d5 2.c4 dxc4 (o Gambito da Dama Aceito), as brancas podem recapturar o peão imediatamente jogando 3.Da4+ se assim o desejar.

Contra-gambito
Um gambito oferecido em resposta ao gambito do oponente, ou, qualquer gambito utilizados pelas pretas.
Alguns exemplos incluem o Contragambito Albin para o Gambito da Dama, o Contragambito Falkbeer para o
Gambito do Rei e o Contragambito Greco (o nome original do Gambito Letão).
Sistema
Um método de desenvolvimento que pode ser usado contra muitas configurações diferentes do oponente. Exemplos incluem o Sistema Réti, Sistema Barcza, Sistema Colle e o Sistema porco-espinho.

Ataque
Algumas vezes utilizada para descrever uma variação provocativa ou agressiva tal como o Ataque Albin-Chatard (ou Ataque Chatard-alekhine), o Ataque Fígado Frito na Defesa dos dois cavalos e o Ataque Grob. Em outros casos se refere a um sistema defensivo das pretas quando adotado pelas brancas, como no Ataque Índio do Rei. E ainda em outros casos o nome parece ser usado ironicamente, como no quase inofensivo Ataque Durkin (também chamado de Abertura Durkin).

Reversa, Invertida
Uma abertura das pretas jogada pelas brancas, ou mais raramente uma abertura das brancas jogada pelas pretas. Exemplos incluem a Siciliana Reversa (para a Abertura Inglesa), e a Húngara Invertida.

Uma minoria de aberturas são prefixadas com “Anti-“. Estas aberturas pretendem evitar uma linha particular disponível para o oponente, por exemplo a Anti-Marshall (contra o Contra-Ataque Marshall na Ruy Lopez) e o Gambito Anti-Merano (contra a Variação Merana da Defesa Semi-Eslava.
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal