A chacina da família Latron - Tabuleiro de Xadrez

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A chacina da família Latron

-Alguém quer nos exterminar! queixou-se o velho  banqueiro.

-Até que não seria tão mau...resmungou entre dentes o inspetor En Passant, que já tinha ouvido umas e outras do banqueiro Latron e depois perguntou sério:

-Do que se trata afinal?

-Em curto espaço de tempo,  continuou o velho  Latron, três acionistas do nosso banco morreram em circunstâncias misteriosas. Henry foi atropelado por um automóvel, Jacques foi encontrado asfixiado  no  fundo  de um poço, Louis explodiu junto com seu avião particular...
-Me lembro, suspirou En Passant, estivemos investigando o caso...

-Mas não encontraram nada, não é mesmo? E agora só sobramos nós 4.

-E quem são esses "nós"?

-Você deve saber que nosso  banco é uma empresa familiar. Ainda no século passado, quando fundaram o banco, constituiram o sistema administrativo e a transmissão do poder da seguinte forma: um Presidente seguido  por 2 vices, que por sua vez são seguidos  por  2 diretores e por fim mais 2 assessores - ao todo sete elementos - que distribuem tanto os lucros quanto as responsabilidades em proporções decrescentes, conforme o cargo,  informou o  velho Latron, prosseguindo:

- O presidente do banco sou  eu. Meus vices: o finado Henry, e meu sobrinho Albert; meus diretores: os falecidos Jacques e Louis...

-E quem está na base dessa escadinha de poder?

-Meus dois sobrinhos, os irmãos Desirré e François, que agora deveriam ser promovidos, mas devido às atuais circunstâncias resolvemos não fazer alterações.

-E como são esses jovens?

-Nem parece que são irmãos, queixou-se o velho Latron: François não se importa nem um  pouco com nosso circunspecto trabalho, é mulherengo, bebe e ainda por cima, pinta. Em compensação Desirée é o primeiro a chegar ao banco  o último a sair, se interessa por todo pedaço  de papel. Ele será  o futuro grande chefe, o legítimo herdeiro dos Latrons.

-Humm, disse o pensativo En Passant, e, virando-se para seu  assessor Piéce Touchée:

-O que você sugere?

-Que tal fazer uma investigação na casa dos três parentes?

-Tive uma ótima ideia, disse En Passant, virando-se para Latron.

-Vamos fazer uma investigação na casa dos seus 3 sobrinhos; será que daria para convocá-los para uma reunião  inesperada?

Alguns dias depois Latron fez o  chamado para a reunião, da qual nenhum familiar pode se esquivar. Nesse meio tempo, os homens de En Passant vasculharam o edifício onde moravam os três parentes, encontrando seguinte: no apartamento de Albert,  1500 fotos de nus  artísticos, perfeitamente catalogadas: no apartamento  de François, diversos quadros não vendidos e um monte de tintas, que segundo o perito, poderia ser usadas como veneno; só no apartamento de Desirée é que não encontrarem nada. Já queriam se afastar do prédio, quando no  salão de jogos um dos policiais gritou:

-Um tabuleiro montado!

Chamaram En Passant imediatamente, já que era notório o seu envolvimento com o jogo.  Ele veio acompanhado do  "expert" de xadrez,  o filhinho do detetive Piéce de Touchée, que, olhando com enfado para o  tabuleiro, declarou com uma ponta de desprezo.

-É um problema de xadrez. Mate em nove lances



-E como se resolve o problema? -  perguntou o inspetor.

-A solução é a seguinte: 1.Rb7 Qxb7 2.Bxg6+ Kxg6 3.Qg8+ Kxf5 4.Qg4+ Ke5 5.Qh5+ Rf5 6.f4+ Bxf4 7.Qxe2+ Bxe2 8.Re4+ dxe4 9.d4 mate.



Isto é, para resolvê-lo, as brancas têm que sacrificar todas as suas peças e dar o mate com o peão remanescente.

-Como é que é mesmo?,  perguntou surpreso Piéce Touchée. Então todas as figuras brancas têm que morrer e a menor de todas é que dá o mate? Mas, os Latrons são sete e pelos indícios o assassino quer eliminar seis para depois ser ele o vitorioso!

Começo a entender, disse En Passant, mas quem será a próxima  vítima?Vejamos, disse excitado seu assessor, as figuras  de xadrez têm seus valores definidos. A mais forte é a dama, seguida das 2 torres, seguidas dos bispos e ou cavalos, e por último os peões. Os 3 primeiros assassinatos correspondem ao organograma da família Latron, às 3 peças sacrificadas no problema: a torre o bispo e o  cavalo... a torre sacrificada no início, corresponde ao  Vice-Presidente Henry, o bispo ao diretor Jacques, o cavalo ao diretor Louís. Depois vem um peão, isto é, Desirée ou François... A dama a ser sacrificada em e2 significa o velho Latron... Depois vem a outra torre em e4, isto é, Albert. E por fim, permanece um único peão, Desirée ou François. Só precisamos saber quem é que gosta de xadrez.

Chamaram o velho Latron. Contaram o que haviam descoberto.  Mas não conseguiram deduzir quem era o assassino porque o tabuleiro estava no salão comunitário e tanto Albert, quanto  Desirée e François eram enxadristas fanáticos.

-É óbvio do que se trata,  disse Latron, o assassino vai ser o peão, meu sobrinho inútil, François. Prendam-no!
En Passant estava inclinado a atendê-lo, pois seus chefes há tempos que vinham pressionando-o para resolver o caso dos assassinatos da Casa Latron, mas Piéce Touchée sussurou-lhe alguma coisa...

-Por enquanto não vamos prender ninguém, decidiu En Passant, mas vamos seguir os passos do suposto assassino.

-10 dias depois prenderam o assassino, quando pingava veneno no copo de outro Latron. No flagrante confessou tudo, mas ficou muito surpreso pelo fato da polícia ter pressentido suas ações, tão  artisticamente planejadas.

Pois é, você deixou todo o plano do crime exposto... sorriu En Passant.

-E quem era o assassino?

Não, não  era François, mas o bem-educado Desirée.! Piéce Touchée havia notado que o simbolismo do problema era tão perfeito que devia ser observada também a naturalidade de cada peão. Os peões se movem nas colunas "d" e "f" e estas letras são também as iniciais dos nomes Desirée e François. No problema, o peão sacrificado é o peão "f" e o peão "d" é o que sai vitorioso! Suas suspeitas se confirmaram. Desirée se preparava para envenenar seu irmão François, quando  foi  flagrado...

Traduzido do livro " As novas aventuras do Inspetor En Passant" de Gyorgy Bakcsi
2017 - Todos os direitos reservados
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal